Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Suspensão do pagamento do FIES em razão da Pandemia do Coronavírus

Estudantes com Fies já podem solicitar a suspensão de parcelas

Publicado por Debora Mohr Limberger
há 4 anos


Desde segunda-feira (06/07), os estudantes que possuem contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), podem requerer diretamente na página Sifes-Web (CEF) a suspensão do pagamento de até 4 (quatro) parcelas do financiamento. Caso o contrato tenha sido firmado com o Banco do Brasil, o financiado poderá solicitar a suspensão através do app BB ou diretamente em uma agência bancária.

Tanto a Lei nº 13.998/2020 quanto a Resolução CG-FIES nº 38/2020 trazem as condições para a suspensão do pagamento do FIES. Consoante a legislação, tal medida vale para os financiados em situação de adimplência com seus contratos até o dia 20 de março. Ou seja, até esta data, os pagamentos das parcelas devem estar em dia.

Outrossim, a suspensão alcançará até 2 (duas) parcelas de juros trimestrais dos contratos que estão em fase de utilização ou carência, para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017. Já os contratos que estão na fase de amortização, a suspensão poderá ser de até 4 (quatro) parcelas, as quais serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do financiado.

Além disso, haverá a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas, que serão contabilizados no saldo devedor do contrato. No entanto, não haverá a incidência de juros de mora ou multa por atraso de pagamento. A adesão poderá ser feita até o dia 31 de dezembro deste ano.



Fontes:

Gov.br

Resolução nº 38/2020

Lei nº 13.998/2020

  • Sobre o autorAdvogada Especialista em Direito de Família e Sucessões
  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações174
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-do-pagamento-do-fies-em-razao-da-pandemia-do-coronavirus/871858220

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 7 meses

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO / REMESSA NECESSÁRIA: ApelRemNec XXXXX-17.2022.4.03.6111 SP

Petição Inicial - TRF01 - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Cível - contra Editora e Distribuidora Educacional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)